Truques & Dicas: Como Definir os vossos Caracóis!


Olá meus amores, esta semana vou me dedicar a fazer os posts mais votados por vocês!
E o post mais votado foi este, como deixarmos os nossos caracóis bem definidos!



Bem meninas eu trago aqui os truques que eu fui aprendendo com o meu cabelo, os truques que resultam no meu cabelo, mas lá está os meus caracóis são naturais, se calhar os meus truques não resultam em caracóis de babyliss, ou permanentes de cabeleireiro, porque lá está é tudo sobre a minha experiência pessoal, se calhar vão haver meninas que vão dizer eu não percebo nada disto, mas lá está no meu cabelo resulta! 


esta era eu em pequenina!


estes são os meus caracóis com o cabelo curto!


e assim ficam os meus caracóis com o cabelo comprido!


Pronto e aqui está o meu cabelo como está agora, com madeixas loiras, só que agora está mais comprido!
 Nesta imagem dá para perceber bem, que o meu cabelo esta com um corte em V, e eu acho que isto é bem importante para quem tem o cabelo com caracóis, porque os caracóis para ficarem definidos precisam de um bom corte, recorram a um profissional que perceba de caracóis, nem sempre as cabeleireiras sabem lidar com caracóis, muitas fazem verdadeiros crimes no nosso cabelo, por tanto se conhecerem alguma cabeleireira com caracóis naturais, nem pensem duas vezes vão a essa cabeleireira, melhor que ninguém ela saberá lidar com  caracóis!



O segredo dos caracóis esta no modo de pentear, é tudo uma questão de cuidado!

1º Truque: esqueçam estas escovas de cabelo!
nada de escovas num cabelo encaracolado, usem pentes!

2º Truque: Escolher o pente adequado para cada caracol! 



Existem vários tipos de caracóis,  e cada caracol requerê um pente diferente, devem conhecer os vossos caracóis! 
 o truque esta no espaço entre os dentes do vosso pente,  o espaço entre cada dente do vosso pente deve ser metade do diâmetro dos vossos caracóis! 


3ª dica: Pentear o cabelo quando está com o condicionador ou a mascara! 
Atenção este truque é uma faca de dois gumes, é preciso saber fazer antes de fazer, o cabelo molhado ou com condicionador está mais sensível e fácil de quebrar,  por tanto se querem que este truque resulte penteiem com calma e sempre no sentido em que o cabelo nasce ou seja começar com o pente na raiz e ir desembaraçando! 

4ª Dica: Escolher produtos para cabelos secos e não para caracóis!
Geralmente os produtos para caracóis são bastante hidratantes, mas os caracóis hidratados são os mais lindos para mim, então eu deixo os produtos para caracóis de lado e opto por mascaras e condicionadores para cabelos secos ou estragados,  porque são mais hidratantes!


Deixo aqui uma lista de produtinhos que resultam no meu cabelo:
- Ultra Suave, Garnier
- Caracóis hidratados, Tresemmé ( existem pelo duas gamas desta marca para caracóis  ' caracóis perfeitos' e ' caracóis hidratados'  )
- Skala Chocolate
- Aqua light , Pantene ( esta gama resulta no meu cabelo por ele ser fino )
- Toda a gama reparadora da Corine de Farme
- Belle

Eu prefiro este tipo de caracóis, que o caracol não está tão definido e certinho
 mas hidratado e saudável! 
5º Truque:

 Como pentear o cabelo ao segundo dia ?

eu uso um vaporizador, e vaporizo água no meu cabelo sem chegar na raiz e sem ensopar o cabelo, é só para deixa-lo mais moldável nas zonas mais secas como as pontas!

Com o auxilio de um creme de pentear, ou de um óleo eu moldo o cabelo!

Depois para fixar uso a Espuma de Caracóis Definidos da Pantene ou a Laca da Tresemmé.



E Pronto estes são os meus truquezinhos, espero que gostem!
Não se esqueçam e por gosto ou não gosto nas reacções!
Deixem duvidas ou opiniões nos comentários, gostava muito de saber o que pensam sobre este assunto! 


Com amor, 
Rita Teixeira

CONVERSATION

21 comentários:

  1. Anónimo3/24/2014

    isso sim são caracois perfeitos digno de garota propaganda...

    ainda não foi procurada para fazer comerciais? Adorei os caracois e as dicas

    ResponderEliminar
  2. Era bom que assim fosse!
    Obrigada, se tiver alguma sugestão diga!
    beijinhos <3

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/28/2014

    Olá Rita!Eu tembém tenho o cabelo encaracolado e gostei das dicas,será que aquelas escovas modernas tangle teezer acho que é assim que se escreve são amigas dos caracóis?Descobri aqui que faço uma coisa muito mal,uso precisamente depois de lavar o cabelo uma escova dessas que não se devem usar:(já usei a máscara de manga da corine de farme e também é muito boa:)obrigado pelos conselhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anony!
      Não sei bem até que ponto são amigas dos caracóis porque elas são um misto de escova e pente, tenho de testar, mas se tiveres uma exprimenta:
      começa a pentear o cabelo pelas pontas e vai subindo ( assim que desembaraças as pontas sobes mais), se vires que não arranca muito cabelo nem cria muito volume, ao mesmo tempo que não desfaz os caracóis, acho que é capaz de ser uma boa aliada! Se não tiveres, mais vale comprares um desses pentes simples porque eles são baratos (1.50€ ) e fazem um excelente trabalho!

      Essa escova abre-te muito os caracóis e cria volume, não deixando os caracóis bem definidos!
      Olha essa nunca experimentei, mas vou experimentar, beijinhos e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  4. OLá! Com que frequência lava o cabelo? O meu problema é mesmo tratar no dia seguinte... Tento lavar dia sim dia não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu lavo o cabelo dia sim dia não, em dias de muito calor lavo todos os dias pois transpiro imenso e fico com o cabelo ensopado em suor, ou quando faço praia pois não convem deixar o sal no cabelo.

      Eu já fiz alguns posts sobre como tratar o cabelo no segundo dia :p

      http://ritamiau.blogspot.pt/2014/06/receitinha-para-cabelos-encaracolados.html

      http://ritamiau.blogspot.pt/2014/03/testei-nos-caracois-cremes-de-pentear.html

      http://ritamiau.blogspot.pt/2013/11/truques-dicas-como-manter-o-cabelo.html

      Dá uma olhadela, contudo, vou fazer um post só a explicar como penteio o cabelo quando está seco!

      Eliminar
  5. Anónimo11/03/2014

    qual é o shampoo que mais utilizas para hidratar os caracóis e ficar mais definidos ? :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11/03/2014

    Que tipo de produtos usas no teu cabelo para definir mesmo os caracóis ? :) a espuma, shampoo, máscara, creme e assim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok linda, vou fazer um post com a rotina do meu cabelo actualizada!!
      prometo que saí ainda esta semana, fica atenta!!

      Eliminar
  7. Para te ser sincera não utilizo um champô, o champô para mim é para limpar o cabelo e mante-lo bem lavadinho, para hidratar os caracóis uso e abuso de amaciadores e mascaras, ou seja uso por exemplo o champô aqua light da pantene, aqueles transparentes sabes? que ele é para dar corpo ao cabelo pois o meu cabelo é muito fino, e depois uso por exemplo a mascara terapia de choque da novex ou um amaciador de supermercado por exemplo os ultrasuave, ou os da corine de farne são os meus preferidos!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11/04/2014

      mas não usas a mascara e o amaciador no mesmo dia pois não ? :)

      Eliminar
    2. Ás vezes uso ao mesmo tempo, porque desembaraço com o amaciador no cabelo e depois de estar sem nós, meto a mascara e deixo estar sensivelmente meia hora enquanto meto creme no corpo e assim, depois removo com água fria e e borrifo a queratina liquida!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Rita,

    Adorei o seu post. Eu tinha uma farta cabeleira encaracolada (infelizmente o sistema nervoso é lixado) e a minha mãe, além de ser dona de um cabelo super encaracolado, é cabeleireira.
    Todos os passos que descreve, eu também os fazia :) contudo, o tipo de corte é relativo, desde que a pessoa que vos corte o cabelo, o escadeie e desbaste. É importante porque além de tirar aquele aspecto de um cabelo pesadão, da vida ao próprio caracol.

    Por ter uma pessoa que sabe o que faz (e bem), pude e posso ter o cabelo cortado de várias formas. É claro que o cabelo todo a direito não é o corte para cabelos encaracolados.
    E falo por experiência: quando andava na 2ª classe, o corte "à tigela" era o sucesso. Tanto chateei a minha mãe, que me cortou o cabelo à tigela... Escusado será dizer que parecia o Marco Paulo... A partir daí, ouço os conselhos da mãe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      muito obrigada desde já pelo comentário!

      Ahah, sem duvida foi um furor, eu tinha o cabelo assim para aí até aos meus 5 anos, até ele ganahr um certo comprimento.

      No entanto discordo quando dizes que o corte é relativo, os caracóis definem-se através do corte, o meu cabelo não está desbastado nem nunca foi, nem precisa de o ser, porque lá está tudo isto depende do tipo de cabelo e conforme o tipo de cabelo importa muito o corte.

      O meu cabelo é muito fino e frágil e muito volumoso de si próprio o que são coisas contraditórias e que maioria das cabeleireiras não considera possíveis, e num cabelo como o meu devido ao seus aspecto natural ser o volume qualquer corte que não seja em V vai deixar ainda mais volumoso, que foi o que aconteceu neste momento, estou com um volume disciplinado mas exagerado e não gosto nada porque a minha cabeleireira deixou o cabelo quase recto, por isso lá vou eu cortar de novo :p


      Beijinhos, e olha que as mães têm sempre razão!

      Eliminar
    2. Olá Rita :)

      Quanto à espessura do "fio" de cabelo, o meu também é fino. E por norma, cabelo encaracolado é volumoso (por vezes demasiado...).


      Já tive o cabelo em V, com a "base" direita e o resto escadeado, mais curto atrás, um lado maior que o outro... Ou seja, experimentei de tudo ;) e o que mais gostei foi o curto (2 a 3 dedos acima dos ombros). A direito é quase ter uma pirâmide na cabeça (ahahah) - sim, também fiz esse corte, durou 3 dias... Jurei que não ia mais nas cantigas das modas da amiga o cortar. Ahahah!

      O corte tem de ser bem feito, respeitando o tipo de caracol, independentemente se for em V ou todo navalhado, e por pessoas que sabem bem o que fazem; por norma, as cabeleireiras formadas nos anos 80 e inícios dos 90 são as mais indicadas para trabalhar nos nossos cabelos. Motivo: época das grandes jubas, das permanentes (para quem não tinha cabelo encaracolado), uma época de criatividade! ;) (não quer dizer que não haja cabeleireir@s do século XXI que não saibam).

      A Rita vai cortar em V e eu curtinho ;)

      Beijinhos e obrigada por ter respondido :)

      Eliminar
  9. Anónimo12/14/2014

    não poderia fazer um video a demonstrar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não tenho muito jeito para os vídeos, mas posso tentar!!

      Eliminar
  10. Anónimo12/24/2014

    Eu tenho um gande problema, raízes oleosas e pontas secas. Por este motivo só costumo usar máscara nas pontas. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, e não tem qualquer problema usares só nas pontas, é da maneira que poupas mascara, se pensares de uma forma positiva.

      Podes sempre tentar combater o teu problema com champos purificantes
      beijinhos

      Eliminar
  11. Oi Rita tudo bem?
    Gostei muito do teu cabelo!
    Ainda estou no processo de conhecer bem os produtos que fazem bem para o meu cabelo. Como os meus caracóis são naturais acho que os produtos que usas podem resultar em mim. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa, tudo bem e contigo?
      Muito obrigada, também gostei muito do teu!
      Eu acho que sim, não há nada como começares a perceber o que faz diferença no teu cabelo ou não, ultimamente tenho usado uns produtinhos diferentes nos caracóis, vou ver se faço um video com a actualização completa!
      Beijinhos

      Eliminar

Agradeço todo o carinho que têm por mim e prometo responder ao vosso comentário assim que puder *-*