Faculdade? Ou teremos outras opções?

Olá meninas! Hoje venho fazer uma partilha da minha vida pessoal que espero que seja muito útil para outras meninas!


Bem amores, infelizmente chega a esta altura e muitos estudantes se vêm entre a espada e a parede... Há uns tempos eu fui uma dessas pessoas!


Eu não gostava do que fazia, eu estava a tirar Ciências como imensos outros andam no secundário, e detestava aquilo, não estudava, não tinha qualquer interesse na escola então sempre fui uma aluna medíocre cheguei ao décimo segundo com media de 12 com sete a matemática devido a quantidade de faltas à  disciplina e vi-me a mim ir auto-proposta ao exame de matemática e foi uma treta autentica, tirei seis e vi-me perder 1 ano da minha vida para nada...

Então eu estava ali com os meus pais a consumirem-me a cabeça para me inscrever em matemática e subir a nota para ir para a faculdade e blá blá ..











Mas não estava satisfeita com a minha escolha então comecei a pesquisar outras alternativas contactei escolas e conhecidos, fui ao centro de emprego e descobri algo chamado 'cursos de aprendizagem ' são cursos que aceitam jovens e adultos entre os 15 e os 23 anos e preparam-nos para o mercado de trabalho.




O curso dá nos equivalência ao 12º ano, acesso há faculdade e ainda nível 4 técnico na área  o meu tem duração de 2 anos, estágio integrado.

Mas as grandes vantagens destes cursos são a especialização técnica deles, todas as semanas eu vou à segunda feira para o estágio, onde vou para uma empresa relacionada com o meu curso e aprendo a trabalhar no que eles trabalham e os restantes dias vou para a escola ter aulas.

Além de que como é um curso financiado pelo centro de emprego tenho direito a: subsidio de alimentação, subsidio de transporte, bolsa no valor de 42€, bolsa de material etc.



Eu estou numa escola privada a aprender um pouco de tudo para daqui a dois anos ser técnica de informática, que é aquilo que eu realmente gosto, faço de tudo, deste de abrir um computador até programar ou montar uma rede, estou a estagiar numa empresa de web design onde sou muito bem tratada.

E neste momento sinto-me muito mais feliz e realizada e as diferenças vêm se na minha postura nas aulas, na minha vontade de estudar e sobretudo nas notas. 





E depois do 12º ? 

Depois existem outras opções além da faculdade, eu não me imagino no ambiente de faculdade mais cinco anos a estudar, pagar 100 euros por mês depender dos meus pais etc então eu vejo outras opções para mim...

Se arranjar logo trabalho, que com um curso de aprendizagem é muito mais fácil pois tenho experiência em empresas vou me agarrar a isso...e estudar logo se vê neste momento ninguém é mais que ninguém por estar na faculdade, as empresas querem pessoas qualificadas na prática não teoricamente, e eu tendo o décimo segundo e alguém com uma licenciatura, certamente uma empresa tem de pagar mais a um licenciado que a mim, então contratam me a mim pois fico lhes mais barata.

Se não arranjar trabalho, vou me aos CETs cursos de especialização técnica, onde vou ganhar mais qualificações noutra área para ter mais qualquer coisinha onde procurar trabalho.

A faculdade não é tudo, se não entras te este ano entras para o ano,  se não queres ou não podes entrar tens imensas oportunidades, simplesmente não cruzes os braços, há mais para ver na vida! 

CONVERSATION

4 comentários:

  1. A minha mãe é diretora de uma escola profissional onde tem um curso de aprendizagem, o problema é que as pessoas consideram que esses cursos são para gente estúpida e preferem ir ser infelizes para um curso normal... Espero que posts como este abram os olhos a muita gente! Beijinhos,
    Neptune's Secrets Blog | Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é a realidade que temos, um bocadinho por culpa das ideias de pais e professores é que existe essa imagem de escolas privadas e profissionais S:

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Boa sorte *
    R. Obrigada :)

    ResponderEliminar

Agradeço todo o carinho que têm por mim e prometo responder ao vosso comentário assim que puder *-*